Centro de Evangelização

Centro de Evangelização
Seminário de S. José, Oleiros - Felgueiras

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Dia da Família Vicentina no Norte


Os diversos ramos da Família Vicentina do Norte resolveram celebrar a efeméride no Centro de Evangelização de Oleiros. Participaram as Filhas da caridade, os Padres da Missão, uma numerosa representação das Conferências de S. Vicente de Paulo e largas dezenas da JMV da Região Norte e Centro e alguns membros da AMM. Ao todo o número passava de 450.

A organização esteve a cargo da Equipa proposta inicialmente a que se juntou o Presidente do Conselho Central do Porto com o Luís Roque e o Pe Fernando.

Os momentos do encontro, sucederam-se modo natural e animado desde o acolhimento a cargo da JMV do Norte, o momento de oração inicial a cargo do Pe Horácio, que comentou a pequena leitura bíblica interpelando os presentes para inventar uma Caridade plural como resposta à pluralidade das pobrezas, a reflexão sobre o tema “Pobrezas hoje” apresentado com criatividade pela dupla Ir. Dora e Filipa Meneses a que se seguiu a reflexão em 15 grupos cada um deles com um santo ou beato da Família como Patrono. Trabalharam até ao tempo de almoço que foi partilhado. A organização desta parte do encontro com o lanche depois da Eucaristia esteve a cargo das Conferências Vicentinas de Felgueiras que fizeram um excelente trabalho em conjunto com a JMV. O maestro de toda a orquestra foi o Carvas Guedes que contribuiu muito para a harmonia e o ritmo de funcionamento do programa dentro do previsto.

O intervalo foi distribuído entre o café e uma voltinha pela quinta até à zona dos lagos que começam a ser povoados com peixes e patos.

A parte da tarde foi preenchida com o convívio e uma parte recreativa com a marca da interpelação e do testemunho. A JMV apresentou o Filme do Luís Silva , um Jovem da JMV, assassinado há cinco anos, e um grupo de Jovens das Conferências do Porto, Águas Santas, fez uma apresentação de “casos” sociais que nos deixou a todos com bastante inquietação. Não faltou o acordião do Pe Carlos Moura a dar o tom da alegria festiva de irmãos que se juntam para partilhar a felicidade de trabalharem juntos ao serviço dos pobres, todos inspirados no carisma de Vicente de Paulo. Foi bonito de ver e agradável de assistir ao crescendo da amizade fraterna que teve um momento alto na Eucaristia presidida pelo Pe Barros da Comunidade de Chaves concelebrada por 11 padres vicentinos e 2 diocesanos, muito participada com visível alegria, apesar do intenso calor que se fazia sentir nesse dia. Animou o canto o Pe Fernando.

Ao chegar a hora de regressar a casa, já noitinha, era visível o contentamento de todos misturado com uma certa saudade nascida da necessidade de nos separarmos. Mais uma vez verificamos que é muito verdadeira e, também era a nossa, a experiência do salmista:” como é bom os irmãos serem amigos e estarem juntos” (Sl 132,1). Partimos com o desejo no coração de voltar a ter em breve momentos como os deste dia. Todos deram por bem empregue o tempo e o desgaste para este dia poder acontecer e ter sido tão agradável. Foi com todos para casa e o trabalho, o entusiasmo e a alegria interior com a paz que sente quem faz o bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário