Centro de Evangelização

Centro de Evangelização
Seminário de S. José, Oleiros - Felgueiras

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Nova et vetera


O Seminário de S. José vai renascer em novos moldes para corresponder à sua finalidade original da formação cristã, com uma marca acentuada de espiritualidade.

Depois de servir durante décadas para a formação sacerdotal, agora deverá reencontar a sua vocação de formação doutrinal orientada para o Laicado, animadores de ministérios laicais e monentos fortes de experiência espiritual para o, o religiosos e leigos. Haverá espaço para Jovens e casais. O serviço tanto pode ser de um dia como de mais, de acordo com as necessidades e as possibilidades.

O Seminário de S. José de Oleiros, deverá tornar-se um Centro de Espiritualidade.

Nas suas origens, em 1942, foi daqui que partiu a primeira leva de Missionários para Moçambique, 3 padres e 4 irmãos leigos.
Desde 1974 o Seminário de S. José deixou de ser um internato, para ser o local do encontro do Seminário em Família. Com o tempo, também esse serviço desapareceu daqui. O edifício degradou-se e só agora com a restauração das suas estruturas físicas se criaram condições para pensar a sério noutra funcionalidade.

Aqui residiu sempre a Comunidade Local que se dedicava e dedica a diversas actividades pastorais, incluindo o serviço paroquial. Actualmente são cinco os membros da Comunidade.

Aqui está em gérmen um espaço oferecido a quem procura recuperar a comunhão com o mais íntimo de si mesmo e refazer a sua comunhão com Deus, através do silêncio orante e da reflexão sozinho ou acompanhado.

Sem comentários:

Enviar um comentário